Relatório técnico de física
MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME
(M.R.U)
São Paulo
2012
Resumo
Neste experimento foi utilizado um trilho de ar nivelado horizontalmente para simular uma superfície sem atrito, com o objetivo de determinar a equação de movimento e a relação de proporcionalidade entre o espaço e tempo. Na interpretação dos resultados foram utilizados dois métodos para a análise da proporcionalidade: via normalização e via papel di-log. Com o decorrer do experimento concluímos que o espaço (S) é diretamente proporcional ao tempo (t), sendo representado da seguinte maneira: S α t, estando esta relação coerente com a literatura. E, obtivemos que a equação geral do movimento é dada por .
1. Introdução
O conceito de movimento é de importância fundamental para a Física. Nesse experimento não serão levados em consideração os fatores que fizeram com que o corpo adquirisse movimento (como o fato de existirem forças externas agindo sobre o corpo), mas sim o movimento em si, ou seja, o estudo da Cinemática.
Entretanto devem ser levados em consideração dois outros fatores, que convergem para a definição de movimento: o tempo e o comprimento (espaço).
A medida de tempo é baseada num único princípio simples: contar. Qualquer fenômeno que se repete é um possível padrão de tempo. No Sistema Internacional de Unidades (S.I.) é utilizado o segundo(s) como padrão, por isso em muitos experimentos o tempo decorrido será exposto por essa unidade.
Uma das primeiras maneiras para definir o comprimento padrão, sendo este expresso no Sistema Internacional (S. I.) como metro, foi a aferição da distância de um décimo de milionésimo (10-7) do Pólo Norte ao Equador. Com o desenvolvimento da tecnologia e com a necessidade de aprimoramento o homem vem aprimorando o método de medir essa grandeza, então passou se a definir o metro como sendo à distância percorrida pela luz durante um intervalo de tempo especificado, este intervalo foi de: 1[m]/299.792458[m/s] = 3,33 X 10-9 s. Apesar do