Relatório: "Tiros em Columbine"
Alunos: Thalles Bruno, Artur Espíndola
Turma: Mecatrônica II
Disciplina: Artes
Tiros em columbine
No dia 18/11/2013 foi apresentado no auditório principal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins o documentário “Bowling for Columbine” em português “Tiros em Columbine”. Um filme que tem como objetivo criticar a facilidade do comércio e uso das armas de fogo nos Estados Unidos da América. Tendo como seu gênero um documentário o filme tem direção, rotéiro e elenco original de Michael Morre.
Criticando e demonstrando o uso e comércio de armas nos Estados Unidos, Michael Morre tenta compriender como seu país se diferencia em relação a outras grandes potências quando se trata do tema da utilização de armas de fogo, tendo como grande ponto referencia o massacre na instituição Colunbine. Umas das explicações ao qual tenta opter respostas é de que supostamente ocorreu devido ao passado sofrido pela nação americana. Outro argumento se define de uma maneira mais lógica, que consiste em um medo sofrido pela socidade america, gerada pelo governo e alimentada pela mídia aonde de certo modo eles “obrigam” grande parte da população a se “preteger”.
O documentário obteve diversas críticas e premiações ao qual ganhou em 2003 o oscar de melhor documentário de longa-metragem, foi premiado no 55° aniversário do Festival de Cinema de Cannes e além disso o Prêmio César da Academia de Cinematografia Francesa de melhor filme estrangeiro em 2003.
Particularmente adoramos a apresentação do documentário devido a maneira de como a sociedade americana é alimentada por um medo e acaba alienando diversar outras nações com seu poder de manipulação. Após o fim da apresentação podemos discutir sobre os temas ali abordados e aprender um pouco mais com um debate aonde a professora Walena Magalhões ministrou.
Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bowling_for_Columbine