Relatório tetraminocobre (ii) mono-hidratado
Físico-química
Graça Pedro
João Raimundo
2013/2014
Síntese do sulfato de tetraminocobre (II) mono-hidratado
ÍNDICE
PÁG.
1. Introdução
1 a 3
2. Material
3
3. Reagente/produtos
3
4. Procedimento
3/4
5. Registo de observações
4
6. Cálculos
4
7. Conclusão
4/5
8. Análise crítica
5
9. Bibliografia
5
1. Introdução
Nesta actividade laboratorial tem-se como objectivo aferir o rendimento da síntese de um sal completo – sulfato de tetraminocobre (II) mono-hidratado – a partir do sulfato de cobre penta-hidratado e do amoníaco.
O sulfato de tetraminocobre (II) mono-hidratado é um sal complexo, pois na sua constituição possui iões complexos. Os iões complexos são formados por um catião metálico central que se encontra ligado a outras moléculas ou iões. Essas moléculas ou iões possuem, pelo menos, um par de electrões de valência não partilhados e podem estar ligados ao catião metálico por um ou mais dos seus átomos, chamando-se a estes átomos doadores.
As principais características dos sais são o sabor salgado, a sua solubilidade em água, a constituição iónica, a condução da corrente eléctrica quando fundidos ou em solução aquosa, e a possibilidade de se obterem por uma reacção de ácido-base.
Quando dois sais são muito solúveis em água reagem mutuamente. Por vezes, forma-se outro sal pouco solúvel, ou mesmo insolúvel, em água. Este sólido denomina-se precipitado. Assim sendo, quando o sal de sulfato de cobre (II) penta-hidratado recebe ligações de NH3 (amoníaco) e perde as ligações às moléculas de H2O, perde simultaneamente solubilidade, originando um precipitado de sulfato de tetraminocobre (II) mono-hidratado – [Cu(NH3)4]So4.H2O .
Uma reacção de síntese é uma reacção química, em que dois ou mais reagentes dão origem a um só produto. Existem dois tipos de reacções de síntese:
As reacções de síntese total, onde os reagentes são substâncias elementares (ex.: síntese de amoníaco):
N2 (g) + 3H2 (g) → 2NH3 (g)
As