Relatório Teste duo-trio
Bacharelado em Nutrição- 5º período
Disciplina: Análise Sensorial
Professora: Delbana Rodrigues
Ádria Cristina
Celly Jane
Edina Marques
Jullyana Bezerra
Juliane Araújo
Kaiulany Aparecida
Wellen Dayane
TESTE DUO-TRIO
Pedreiras/2013
INTRODUÇÃO
A análise sensorial consiste em um método de avaliação para a aceitação de alimentos no mercado, através do qual é possível promover o desenvolvimento de novos produtos, levando-se em consideração as preferências individuais do consumidor, e a reformulação de produtos já existentes no mercado, além de incentivar a otimização e a melhoria da qualidade dos mesmos. Para tanto, são realizadas pesquisas especificamente direcionadas ao gosto e às preferências do público alvo em questão (PEDRÃO, 1999; TEIXEIRA, 2007).
Os métodos de análise sensorial podem ser subdivididos em: analíticos e afetivos. Os testes analíticos são classificados em testes de diferença e descritivo, sendo que no primeiro são utilizadas a comparação pareada, duo-trio, comparação múltipla, triangular ou ordenação; no teste descritivo, avalia-se o perfil de sabor, textura e a análise descritiva quantitativa, sendo que para a realização destes testes há a necessidade de uma equipe treinada. Para a aplicação do afetivo não há a necessidade de equipe treinada (CARVALHO et al, 2005), ele é utilizado com a finalidade de conhecer o “status afetivo” do público alvo com relação ao produto oferecido (KONKEL et al, 2004); este teste pode ser classificado em comparação pareada, escala do ideal, ordenação e escala hedônica (CARVALHO et al, 2005).
Segundo SBRT 2006, dentre os métodos de análise sensorial mais utilizado, destaca-se aqui: o Método Sensorial Discriminativo: este método pode avaliar de cinco maneiras diferentes. Nele são avaliadas as diferenças sensoriais entre dois produtos ou mais. Entre as maneiras de se avaliar através deste método, estão: o Teste Duo-Trio, o qual