Relatório teor de ar incorporado argamassa
ARGAMASSA DE REVESTIMENTO/ASSENTAMENTO (RUPTURA), MASSA ESPECÍFICA E TEOR DE AR INCORPORADO
Carmem Zavattieri 1449150
Karen Wada 1438557
Mirian Pereira 1449184
Rodrigo Fonseca 1198904
Veronica Mancuzo 1442872
Engenharia Civil - Argamassas e Concretos - UTFPR
Curitiba - PR 2013
1 . OBJETIVO
Determinar a tensão no ensaio de aderência à tração de revestimento de argamassa, a tensão à tração na flexão e compressão dos corpos de prova e o teor de ar incorporado na mistura manual e com auxílio da argamassadeira.
2 . METODOLOGIA
Ensaio de resistência de aderência à tração de revestimentos de argamassa:
Foi realizado o corte do revestimento perpendicularmente ao seu plano, circular com 5 cm de diâmetro e colado a pastilha no centro do circulo formado para acoplar o equipamento. O equipamento foi acoplado e realizado o ensaio de tração do revestimento de argamassa. E por fim, calculado a tensão suportada.
Resistência à tração na flexão e compressão:
Foi realizado o ensaio de tração na flexão e compressão do corpos de provas. Dois tipos de copos de prova: argamassa de revestimento industrializada ao 7 dias e argamassa de assentamento convencional ao 14 dias.
Massa específica:
Foi calculado a quantidade de argamassa anidra para 4 corpos de provas, calculado 2 a 2 e a quantidade de água necessária, com a relação água/cimento de 18,86%. Os primeiros dois corpos de prova foram misturados com o auxílio da argamassadeira na velocidade 2 por 60s e os outros dois corpos de prova foram misturados manualmente. Os moldes foram pesados um a um vazios e preenchidos com a argamassa. A argamassa foi preenchida formando 3 camadas com 20 golpes em cada camada com a espátula. Através dos dados obtidos foi calculado o Teor de Ar incorporado na argamassa.
3 . RESULTADOS:
Ensaio de resistência de aderência à tração de revestimento de argamassa:
Argamassa