relatório tecnico
AULA 1 – Iniciando o Uso do TerraView
Essa aula apresenta o software TerraView abordando sua interface e sua utilização básica. Todos os arquivos de dados mencionados neste documento, bem como o executável do TerraView, podem ser baixados do site http://www.dpi.inpe.br/terraview.
O TerraView é um visualizador de dados geográficos armazenados em um banco de dados do modelo TerraLib. Além de ferramentas de visualização o TerraView possui também uma série de ferramentas de análise. A Figura 1.1 mostra as diferentes áreas que compõe a interface principal do TerraView.
Figura 1.1 – Interface principal.
Como pode ser visto na Figura 1.1 a interface principal do TerraView
possui 7
componentes que serão descritos na medida que o leitor acompanhar um conjunto de exemplos e exercícios. Esses exemplos e exercícios visam dar ao usuário uma compreensão dos principais conceitos do TerraView.
1.1 Bancos de Dados
Todo o funcionamento do TerraView é baseado na existência de um banco de dados, criado sob a gerência de um SGBD – Sistema Gerenciador de Banco de Dados, como o MySQL ou PostgreSQL. Os dados são armazenadas de acordo com o modelo de dados proposto na TerraLib, uma biblioteca de funções utilizadas no TerraView. Um banco de dados TerraView/TerraLib pode armazenar tanto dados vetoriais quanto matriciais. INPE – Divisão de Processamento de Imagens
1.2
Cada sessão do TerraView manipula um determinado banco de dados, portanto a primeira ação a ser executada quando se utiliza o TerraView é a criação de um novo banco de dados ou a conexão a um banco de dados previamente criado.
1.1.1 Criando um Banco de Dados
Para criar um banco de dados, você deverá ativar a interface Banco de Dados a partir do atalho
da Barra de Ferramentas, ou através do menu Arquivo → Banco de
Dados... (ver a Figura 1.2).
Figura 1.2 – Interface Banco de Dados (Criar).
Para criar um banco de dados siga os seguintes passos:
1. No quadro Operação