Relatório tecnico da fabrica paquetá
CURSO- ESPECIALIZAÇÃO DE ENFERMAGEM DO TRABALHO
MARCIA GOMES PEREIRA
RELATÓRIO DA VISITA TÉCNICA
FÁBRICA DE CALÇADOS PAQUETÁ
IPIRÁ - BA
SETEMBRO 2012
HISTÓRICO DA EMPRESA
A fábrica Paquetá, inicialmente chamava-se Muller & Wagner, e foi fundada pelos sócios Arlindo Muller e Hugo Wagner no dia 20 de junho de 1945, na cidade de Sapiranga, na Região Sul do Brasil, no Estado do Rio Grande do Sul. Naquela época, as instalações da empresa resumiam-se em um galpão e uma máquina feita por um vizinho dos sócios. A fábrica possuía dois funcionários e produzia cinco pares de sapatos masculinos por dia, sendo a produção oferecida às sapatarias de Porto Alegre.
Até a década de 60, o crescimento da empresa foi lento e gradual. Para enfrentar as adversidades da época e crescer, a sociedade Paquetá foi admitindo novos sócios. Em 1948, Hugo Wagner vendeu sua parte do negócio e entraram novos sócios: Waldemar Strassburger, Avelino Zimmermann e Waldemar Weber.
Com essa nova sociedade, a empresa passou a se chamar Paquetá Calçados. A partir desta fase, a empresa começou a crescer e contratar novos funcionários.
A década de 80 caracterizou-se pela expansão das exportações e ampliação das Lojas Paquetá. Nessa época, o Rio Grande do Sul, especialmente o Vale do Sino firmou-se como importante polo mundial na produção de calçados. Ainda, na década de 80, a Paquetá comprou o Curtume Finilux na cidade de
Estância Velha, no Rio Grande do Sul, com 20.000m2 de área para beneficiamento de couros. Hoje, o curtume de Estância Velha tem capacidade para produzir 8.000m2 por dia em peles. O Curtume Paquetá, atualmente chama-se Paquetá Couros e atende boa parte da demanda das fábricas de calçados da região, empregando cerca de 400 funcionários.
Na década de 90, a Paquetá encontrou novos desafios devido à competitividade dos calçados produzidos nos países asiáticos e um mercado em