Relatório sócio-político do trabalhador na construção civil no município de mossoró
O trabalho tem como objetivo mostrar a rotina dos profissionais da construção civil, aproximando o estudante da realidade vivida em uma obra, explicando e entendendo certos conceitos que se encontram ocultos na nossa sociedade, decifrar e entender o que o trabalhador da construção civil pensa. As questões abordadas serão de suma importância, pois trará para o nosso aprendizado novos conhecimentos. Através desses conhecimentos absorvidos, poderemos assumir uma posição ética e profissional além de podermos dar sugestões para resolvermos uma série de problemas que afligem toda sociedade.
2. PESQUISA
2.1. Dados Pesquisa realizada na empresa Ecocil, em obra de implantação e substituição da rede de abastecimento de água de Mossoró, feita no dia 30/03/2012 na rua Coronel Milton Freire, Bairro Abolição 3. A pesquisa formada por 08 homens de 18 a 54 anos de idade onde 04 (Quatro) são naturais de Mossoró e os outros 04 (Quatro) naturais do Ceará.
2.2. Fontes da Pesquisa Foram entrevistados 100% dos 08 colaboradores existentes no canteiro de obras lembrando que a categoria pesquisada foram exclusivamente os serventes.
2.3. Questionários Na pesquisa foi utilizado apenas um questionário para todos os colaboradores contendo 22 perguntas voltadas para o perfil profissional, social e político.
3. Amostra dos dados e gráficos.
3.1. Faixa etária dos colaboradores.
[pic]
Como mostra o gráfico acima, ficou evidenciado que no universo pesquisado, 63% dos entrevistados tem idade acima de 31 a 40 anos, ou seja, são pessoas experientes. 25% tem idade superior a 40 anos e o restante de 12% tem idade de 18 a 20 anos.
3.2. Estado civil dos colaboradores.
[pic]
Com relação ao Estado Civil dos entrevistados ficou claro que 50% do universo pesquisado são casados, 25% são solteiros e 25% tem uma união estável, fica assim evidente que a grande maioria tem