Relatório Surgimento do Audiovisual até a TV, dos anos 50 no Brasil.
1) Surgimento do cinema: O cinema nasceu de várias inovações que vão desde o domínio fotográfico até a síntese do movimento utilizando a persistência da visão com a invenção de jogos ópticos. Dentre os jogos óticos inventados vale a pena destacar o fenacistoscópio (inventado em 1829 por Joseph-Antoine Ferdinand Plateau) e praxinoscópio (em 1877 por Emily Reynaud). Em 1891, Thomas Edison inventou o cinetógrafo e posteriormente o cinetoscópio. O último era uma caixa movida a eletricidade que continha a película inventada por Dickson mas com funções limitadas. O cinetoscópio não projetava o filme. Auguste e Louis Lumière inventaram o cinematógrafo, um aparelho portátil que consistia num aparelho três em um (máquina de filmar, de revelar e projetar). Em 1895, o pai dos irmãos Lumière, Antoine, organizou uma exibição pública paga de filmes no dia 28 de dezembro no Salão do Grand Café de Paris.
2) Principais Fatos, Personagens, Tecnologias, Técnicas e Linguagens do Audiovisual no Brasil:
Fatos : Tempo e história representam e são representados em obras, e o que temos são os registros que muitas dessas obras são, de fatos, personagens e acontecimentos.
Tecnologias: As inúmeras possibilidades do olhar que a câmera criou, as múltiplas formas de aproximação e distanciamento que vão dos enormes planos gerais ao close-up, os enquadramentos e movimentos que as novas tecnologias de captação de imagens permitem, quando percorrem grandes distâncias indo de um ponto de vista a outro na mesma tomada, deram origem à linguagem cinematográfica atual e, ao mesmo tempo, alteraram irreversivelmente a própria percepção visual das pessoase, por isso, a própria realidade em que vivem.
Linguagem: Em dezembro de 1895, quando os irmãos Lumière apresentaram o Cinematógrafo aos incrédulos convidados do Grand Café no Boulevard des Capucines em Paris, imaginavam que estavam inventando uma máquina que poderia ser