Relatório steven wise
Métodos e Técnicas de Pesquisa I
Professor:
Aluno:
Curso: Publicidade e Propaganda
Período:
I- Autor e Obra:
Steven M. Wise é um renomeado advogado americano cuja causa é a proteção e reconhecimento da inteligência animal, especialmente primata. Formado em Boston, ele partiu para este ramo após ler “Libertação Animal” do filósofo e escritor australiano Peter Singer. Hoje, leciona direito dos animais em cinco universidades americanas, dentre elas a faculdade de direito em Harvard.
Em sua teoria, os animais que se encaixam no critério de personalidade têm direitos assim como um ser humano, tornando crime a sua execução ou exploração para quaisquer fins contra sua natureza.
II- Síntese
Na entrevista concedida a publicação Veja, Wise coloca em xeque a conduta moral dos cientistas que se utilizam de animais como macacos, ratos ou golfinhos para testes de medicamentos ou substâncias experimentais. Tais atos representariam uma quebra do código ético da declaração universal dos direitos animais da UNESCO, declarada em 1978.
Em sua visão, a forma como certos animais são tratados não é pensada, abrindo caminho para intervenção na sua autonomia. Comparada a escravização humana, o entrevistado diz que estamos longe de aceitar a liberdade dos bichinhos assim como a nossa foi gradativamente alcançada. Também há o racismo, pois são julgados inferiores à vida humana e por isso tem sua vida interrompida a fim de serem usados em experimentos ou como matérias-primas.
Questionado quanto a passividade consumista, quase impossível não colaborar com as pesquisas, pois em quase todos os produtos há algum teste desse gênero. O que ele não concorda é a passividade moral dessa questão, liderando grupos e planejamentos judiciais a favor da causa.
O advogado acredita que a culpa dessa situação vergonhosa é que os cientistas não estão dispostos a pensar moralmente sobre o assunto, nem as pessoas responsáveis por controlar essa prática, como os juízes e