Relatório - Solubilidade
INTRODUÇÃO
Solubilidade é a quantidade máxima que uma substancia pode dissolver-se em um liquido, podendo se expresso em mol/L, g/L e porcentagem de soluto/ solvente. A solução de uma substancia num determinado solvente é controlada principalmente pela natureza do próprio solvente e do soluto, mas também pelas condições de temperatura e pressão. Os componentes de uma solução podem ser o soluto, quando uma substância dissolvida no solvente em geral, está em menor quantidade na solução e solvente, que é a substancia que dissolve o soluto.
As soluções podem ser saturadas, quando atinge e mantém uma concentração constante de soluto estando em equilíbrio; insaturadas, quando a quantidade de soluto dissolvido é menos que a sua solubilidade naquela temperatura; supersaturada, quando o solvente e o soluto estão em temperatura em que seu solvente é maior, podendo reduzir o coeficiente à medida que a solução é aquecida e resfriada.
Com base nos experimentos realizados com amostras de 3 tipos distintos, com compostos diferentes, onde o principal objetivo era caracterizar essas substancias em solúveis e insolúveis, e depois determina-las a grupo que pertencem.
O experimento teve como objetivo identificar a solubilidade de três amostras em determinados solventes, para poder classifica-los em grupos de solubilidade.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
A amostra 01, faz parte do Grupo I, onde é solúvel com água e éter. Compostos de baixa massa molar, geralmente compostos monofuncionais com cinco átomos de carbono ou menos: álcoois, aldeídos, cetonas ácidas, éteres, fenóis, anidridos, aminas, nitrilas, fenóis polihidroxilados.
Amostra 02, pertence ao Grupo VI. Compostos insolúveis em água e também nos