relatório solubilidade
Através de testes simples podemos verificar se uma substância é solúvel ou insolúvel. Pode-se fazer isso testando,por exemplo,solventes em água e solutos em solventes,comparando suas respectivas solubilidades.
Duas substâncias são solúveis entre si ou se dissolvem uma na outra quando formam uma mistura homogênea. Como regra geral da solubilidade temos;
*Substância polar é solúvel em substância polar e substância apolar é solúvel em substância apolar.
* “SEMELHANTE DISSOLVE SEMELHANTE.”
O mesmo ocorre com a adição de solutos em solventes:se não houver precipitado quer significa que o soluto é miscível naquele determinado solvente,ou seja,as substâncias são semelhantes(ambas são polares,ou ambas são apolares);já se houver formação de precipitado quer dizer que o soluto não é miscível naquele solvente,concluindo-se que as substâncias são diferentes,ou seja,uma é polar e a outra apolar.
Definição de polaridade de uma molécula:
Há duas características que podem definir se uma molécula é ou não polar:a diferença de eletronegatividade entre os átomos ligados e a geometria da molécula.
*Se não houver diferença de eletronegatividade entre os átomos(ligação 100% covalentes),a molécula será apolar,qualquer que seja a sua geometria;
*Se houver diferença de eletronegatividade entre os átomos,a molécula poderá ou não ser polar,dependendo da sua geometria.
OBJETIVO
Comparar solubilidades de alguns solventes em água e de alguns solutos nestes solventes.
MATERIAIS E REAGENTES:
Materiais utilizados
tubos de ensaio estantes para tubos de ensaio pipetas de 2 mL e 5 mL espátulas Reagentes
Tabela 1:solventes utilizados na prática
Nome
Estrutura
PE
Fabricante
Éter etílico
35° C
IMPEX
Tetracloreto de carbono
76 ° C
SYNTH
etanol
78° C
VETEC
clorofórmio
61° C
SYNTH
octanol
195° C
VETEC
hexano
69° C
SYNTH
acetona
56° C
SYNTH
diclorometano
40° C
SYNTH
butanol
118°C
QEEL
Álcool isoamílico