RELATÓRIO SOBRE O DOCUMENTÁRIO: O IMPÉRIO DAS MARCAS.
O documentário “O império das marcas” nos leva a um passeio no mundo das marcas e sobre o modo como elas surgem, como elas contagiam a sociedade moderna. Como elas podem se tornar o canto da sereia em tempos atuais. As marcas na contemporaneidade, de alguma forma, vêm se tornando uma espécie de religião, pois elas estabelecem um “padrão”, um “modelo”, um “status”, nos dando a entender que sem elas podemos “entrar em uma fria” adquirindo um produto que não tem “qualidade”. Qualidade que é mostrada através da mídia, e nos impulsiona ao consumo. Acreditamos que os logotipos estabelecem um império, que de alguma forma nos “domina”. O documentário nos mostra que as marcas não se preocupam com seus produtos, e sim na sua imagem, seu nome. Elas são reconhecida principalmente entre os jovens, que fazem questão de ostentar a roupa demarca, comentar sobre a loja onde comprou o preço, como se tudo isso lhes ofertassem um sentido de satisfação e mostrasse os seus “desejos da alma”. Essa estratégia de marketing tornou-se a principal influência das marcas no consumo de determinados produtos e nos leva a refletir sobre o poder destas.
As marcas são ícones de desejo e status no mundo, por isso algumas delas têm seu preço incalculável. Construir uma marca requer planejamento, persistência, estratégia, inovação, qualidade, entre outros muitos elementos. Uma marca mostra o real e chega ao sentimento, ao desejo, a cobiça. O homem deseja uma Ferrari, um tênis Nike, enquanto as mulheres perdem seu sono de beleza pela Chanel, Louis Vouitton ou Dior. Esses celos é mais reconhecido do que o próprio produto, por isso cada vez mais as marcas estão se segmentando, criando cada vez mais produtos diferente com tais “selos.
Diferentes de produtos também tem as pessoas que se tornaram famosas ao extremo que seu nome virou marca, como Da Vinci, Madonna, Marc Jacobs, Mozart, entre outros artistas na história. Basta saber a sua