Relatório sobre um Convento Barroco
De acordo com a proposta educacional, a partir da visita realizada dia 15 de novembro de 2011, na Igreja e Convento Santo Antonio de Cairu – Invenção do Barroco Brasileiro/ Projetado por Frei Daniel de São Francisco em 1654, na Cidade de Cairu-Bahia. Identificamos no objeto de estudo indícios do estilo barroco em sua arquitetura, partindo do pressuposto que o Barroco Brasileiro é claramente associado à religião católica. Sendo assim, relatamos abaixo uma síntese das principais informações que foram sistematizadas a partir dos registros relacionados na observação, orientados pelo Frei Ildo:
*Intenso dourado recobrindo as colunas, os ornamentos e as paredes completando os painéis que decoram o Teto da nave central.
*A talha (escultura ornamentando a arquitetura) aparece nos altares como em arcos, tetos e janelas, recobrindo praticamente o interior da Igreja.
*As esculturas dos Santos caracterizados pela dramaticidade, como a de Maria amparando o Corpo do Filho, retrata detalhes sugestivos da dor de Cristo.
* Dinamismo nas formas, linhas curvas definindo seus contornos.
*Motivos florais e querubins, que causam no espectador surpresas e deslumbramentos.
*Técnica claro-escuro realçando os elementos através do jogo entre luz e sombra aumentando a sensação de profundidade e o forte efeito ilusionista nele presente, criando ilusão de óptica.
* A beleza da talha, dos azulejos portugueses que decoram o claustro do convento e da faixada em pedra.
É válido ressaltar que os casarões da cidade também apresentam traços da arte barroca em suas estruturas, principalmente nas faixadas. Portanto, o conjunto arquitetônico formado pela igreja e pelo Convento caracteriza uma construção barroca.