Relatório sobre reações exotérmicas
567 palavras
3 páginas
Introdução Quase todos os processos que envolvem reações e transformações químicas liberam ou absorvem calor. Os processos que ocorrem com absorção de calor pelo sistema são chamados endotérmicos, já os processos que em o sistema libera calor são chamados exotérmicos. Esses processos físico-químicos são muito comuns em nosso dia a dia, um exemplo disso é a fusão do gelo, em que o calor flui da vizinhança para dentro do gelo, o processo de combustão do gás metano em que a queima libera uma quantidade grande de calor. Esses exemplos citados são um dos inúmeros processos que envolvem um conceito muito importante da físico-química a entalpia. A entalpia (que provem do grego enthalpein, que significa aquecer) de uma forma geral, esta ligada ao fluxo de calor nas mudanças físicas e químicas que ocorrem a uma pressão constante quando o trabalho é zero. Nesse experimento podemos dizer que como não houve variação de pressão e o trabalho é zero o H=E. A entalpia é representada pela função matemática:
H = E+PV O H dessa expressão matemática é uma função de estado (depende única e exclusivamente da condição atual do sistema e não de como o H chegou lá), pois todas as outras variáveis, energia, pressão e volume também o são, dessa forma podemos predizer que o H pode ser tanto positivo quanto negativo. O delta H positivo indica que o sistema ganhou calor, caracterizando um processo endotérmico, agora quando o delta H for negativo significa que o sistema perdeu calor, caracterizando um processo exotérmico.
Materiais e métodos
Experimento1 reação exotérmica
1 bécker de 100 ml
80 ml de água destilada a temperatura ambiente (25°C)
10,5 g de soda cáustica (NaOH)
Bastão de vidro
Termômetro
- Primeiramente pega-se o becker de 100 ml, e foram colocados 80 ml de água destilada a temperatura ambiente.
- Depois introduziu-se os 10,5g de NaOH dentro da água destilada e agitou-se a solução durante aproximadamente 1 minuto.
- Em seguida mediu-se a temperatura