Relatório sobre Pêndulo simples
FÍSICA EXPERIMENTAL
MHS-PÊNDULO SIMPLES
Alunos:
Jorge Ricardo Rodrigues da Silva
Mariana Aparecida de Oliveira Gouveia
Matheus Cunha Barbosa
Jéssika Monteiro
Instituição: Instituto Federal Goiano
Professor: Gustavo Quereza
2º Semestre
Rio Verde – 2014
Resumo
Um pêndulo é largado de uma determinada altura, medindo-se o tempo necessário para que ele complete dez oscilações e depois dividindo o valor obtido por dez novamente para obtermos o valor de uma oscilação apenas. Os dados obtidos são processados de forma a calcular o período, desvio padrão e desvio padrão médio.
O objetivo desde experimento é observar quais grandezas interferem no cálculo da gravidade e mostrar que é possível calcular a gravidade de um determinado local a partir de um experimento simples usando apenas um pêndulo e um cronômetro.
Introdução
Na vida cotidiana, nos deparamos com conceitos físicos que passam despercebidos aos olhos de muitos. Como, por exemplo, as oscilações; que são movimentos que se repetem em intervalos de tempos iguais.
Encontramos essas oscilações em jogos como beisebol. Quando a bola bate no taco, o mesmo oscila podendo até machucar a mão do jogador. Em brincadeiras de crianças ,como o arco e flecha, quando a flecha é lançada, e sua extremidade consegue passar pelo arco sem se chocar com o arco, porque o mesmo oscila. Nas rodinhas de pagode, quando tem um amigo tocando um violão e a corda vibra em oscilações produzindo sons diferentes de acordo com a frequência. Nos relógios antigos, quando o pêndulo oscilava.
Um tipo importante de oscilação é o chamado Movimento Harmônico Simples (MHS), que é todo movimento que se repete em intervalos regulares (movimento periódico ou movimento harmônico). Quando um corpo oscila periodicamente em torno de uma posição de equilíbrio, descrevendo uma trajetória retilínea, pode-se dizer que este corpo efetua um movimento harmônico