Relatório sobre Normas de Segurança, Equipamentos do Laboratório e Medidas de Volume
17/04/2012
Normas de Segurança, Equipamentos do Laboratório e Medidas de Volume
Objetivo: Apresentação das normas de segurança, dos equipamentos e das vidrarias do laboratório e medição de volumes.
Resumo: Foram apresentadas e explicadas todas as normas de segurança que devem ser rigorosamente seguidas no laboratório, todos os equipamentos e suas respectivas utilidades e localidades no laboratório e todas as vidrarias e suas funções. Foi feito medição com água para que os alunos tivessem maior intimidade com as vidrarias do laboratório.
Introdução: O material a ser utilizado na medição de volumes depende da exatidão da medida que se necessita. Quando não é necessária uma grande exatidão na medida, esta pode ser efetuada em becher graduado, proveta ou pipeta graduada. Para medidas exatas, utiliza-se pipeta volumétrica, balão volumétrico e também buretas.
Dentre todos os erros possíveis no instante da medição o mais comum é o erro de paralaxe, que consiste na medição errada do volume do líquido. Para evitar esse tipo de erro, a leitura do nível para líquidos transparentes, ao contrario dos líquidos escuros, deve ser feita pela parte inferior no menisco e sempre na altura dos olhos.
O objetivo do trabalho é fazer a leitura de volumes; a medição de volumes em proveta; a medição em pipeta volumétrica; o escoamento um determinado volume em pipeta graduada; a comparação de volumes.
Materiais e Métodos:
Material utilizado:
Becher
Pipeta Graduada
Pipeta Volumétrica
Proveta
Bastão de vidro
Pêra
Reagente Utilizado:
Água Destilada
Método Experimental:
1) Mediu-se em proveta adequada os seguintes volumes de reagente: 22,0 ml; 6,4ml; 10,0ml; 1,8ml.
2) Mediu-se 20,0ml de reagente, utilizado uma pipeta volumétrica.
3) Com pipetas graduadas adequadas, escoou-se para um becher de 50ml os seguintes volumes de reagente: 2,3ml; 6,5ml; 0,7ml; 1,6ml; 2,00ml.
4) Colocou-se um volume qualquer –