RELATÓRIO SOBRE LAMA DE PERFURAÇÃO
SESI – Serviço Social da Indústria
SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Relatório sobre o tratamento da lama de perfuração
Macaé, setembro de 2014
Relatório sobre o tratamento da lama de perfuração
O presente relatório destina-se à aprovação na disciplina Exploração Onshore e Offshore
Introdução:
O presente relatório objetiva apresentar como ocorre a perfuração de um poço de petróleo, os equipamentos e sistemas utilizados nesse processo, o conceito e a importância do fluido de perfuração e a relação que tal processo tem com o meio ambiente.
Desenvolvimento:
A perfuração de um poço de petróleo é realizada através de uma sonda. As rochas são perfuradas pela ação rotativa de uma broca existente na extremidade de uma coluna de perfuração. Os fragmentos de rocha são removidos pela ação de um fluido de perfuração ou lama, que são misturas complexas de sólidos, líquidos, produtos químicos e por vezes até gases e tem a função de limpar o fundo do poço dos cascalhos gerados e transportá-los até a superfície, exercer pressão hidrostática sobre as formações, resfriar e lubrificar a coluna de perfuração e a broca, injetado por bombeamento na coluna de perfuração. Ao atingir determinada profundidade a coluna de perfuração é retirada e é colocada uma coluna de revestimento em aço de diâmetro inferior ao da broca e ainda é executada a cimentação entre os anulares (uniões) dos tubos de revestimento garantindo a segurança. Após, a coluna de perfuração é novamente descida ao poço com uma nova broca de menor diâmetro, assim sucessivamente até o final da perfuração.
E para isso, faz-se necessário a utilização de alguns equipamentos específicos para tal fim. Todos os equipamentos de uma sonda são agrupados nos chamados “sistemas” de uma sonda. São eles: sistema de sustentação de cargas (constituído por um mastro ou torre, da