RELATÓRIO SOBRE HEMODIÁLISE
A hemodiálise é um método de filtragem do sangue por meio de um rim artificial. "Ela é uma das técnicas indicadas para pacientes com insuficiência renal, quando os rins trabalham com apenas cerca de 10% de sua capacidade normal. Quando o rim da pessoa está meio baleado, ele não consegue eliminar as impurezas tóxicas que se acumulam no sangue. Por isso, a única solução é fazer com que o líquido saia do corpo e passe pela máquina de hemodiálise, que irá fazer o trabalho "sujo" do rim. O filtro usado na máquina é descartável, mas pode ser reutilizado no mesmo paciente - depois de limpo e testado - por até 12 vezes. "Cada sessão dura cerca de quatro horas e deve ser feita três vezes por semana. Um adulto tem cerca de 5 litros de sangue no organismo. Durante a hemodiálise, todo esse volume é filtrado várias vezes".
A visita foi realizada no dia 13 de novembro no turno da tarde no hospital Getúlio Vargas, localizado na avenida Frei Serafim. A intenção de proporcionar esta visita foi demonstrar aos alunos o funcionamento do setor de hemodiálise, mostrando como se realiza tal procedimento. Ao chegarmos no setor mencionado acima, conhecemos a sala pré-atendimento onde o paciente é encaminhado em um primeiro momento para uma avaliação inicial, e num segundo momento caso tenha uma emergência durante ou após a hemodiálise. Em seguida, observamos ainda as salas onde acontece a hemodiálise propriamente dita, sendo uma sala especial somente para pessoas com hepatite e HIV.
Durante a visita foram observados que o processo de Hemodiálise tem quatro fases específicas:
1. O sangue com substâncias tóxicas sai do organismo através de uma agulha inserida na veia, é impulsionado por uma bomba, percorre um circuito extra- corpóreo através de um equipo arterial, e entra no dialisador instalado na máquina de Hemodiálise.
2. O sangue na máquina, passa pelo dialisador / filtro entrando em contato com o banho de diálise.
3.O banho de diálise é uma solução que, devido