Relatório sobre extração de cafeína do café
QUIMICA MEDICINAL 2 - FARMÁCIA
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA EM LABORATÓRIO
JI-PARANÁ-RO
NOVEMBRO DE 2010
EXTRAÇÃO DE CAFEÍNA ATRAVÉS DO CAFÉ
1.0 MATERIAIS E MÉTODOS
1.1 MATERIAIS
12 gramas de café em pó;
30 ml da solução H2SO4 mol/L (10,88 ml de H2SO4/60 ml de água);
30 ml de água;
Bicarbonato de sódio;
20 ml de diclorometano ou clorofórmio;
Balança digital;
Beckers;
Balão volumétrico;
Erlenmeyer;
Pinça metálica;
Pipeta graduada;
Proveta graduada;
Funil de separação;
Funil de haste longa;
Papel de filtro;
Gelo e água;
Tela de amianto;
Bico de Bünsen;
Tripé.
1.2 MÉTODOS
Após pesados e medidos os materiais conforme as exigências para a realização do experimento, foram adicionada a 30 ml de água as 12 gramas de pó de café e a solução de 10,88 ml de H2SO4/60 ml de água (Imagem 1). Os componentes foram devidamente misturados em um becker e levados ao bico de bünsen para o aquecimento (Imagem 2). Assim que alcançou o ponto de ebulição, a solução foi deixada por 10 minutos no fogo.
Ao decorrerem os 10 minutos em ebulição, a solução foi levado ao resfriamento em uma bacia contendo água e gelo (Imagem 3) e em seguida filtrada em um funil de haste longa e um papel de filtro, separando o ácido do extrato e obtendo como resultado um filtrado (Imagem 4).
Foi adicionado ao filtrado, que até então possui características ácidas, uma quantidade pequena de bicarbonato de sódio até a solução parar de borbulhar, ou seja, ficar alcalina (Imagem 5). Para ajudar a abaixar a espuma, foi adicionado 100 ml de água destilada e em seguida a solução foi levada ao funil de separação (imagem 6).
Com a solução no funil, adicionou-se 10 ml de clorofórmio diluído em água (Imagem 7). Quando o clorofórmio entra em contato com a solução, ele se junta com a cafeína como um solvente, formando duas fazes de soluções no funil (Imagem 8),