Relatório sobre estágios-Engenharia civil
A engenharia civil é o ramo da engenharia especializado em projetar e executar obras como edifícios, estradas, barragens, viadutos e outros tipos de construções.
Quando formado, um engenheiro civil pode trabalhar em várias áreas diferentes, seja dentro de um escritório ou no canteiro de obras acompanhando o desenvolvimento de uma edificação. Por causa da amplitude de possibilidades que a profissão oferece, é recomendado que durante o curso de engenharia civil sejam feitos estágios em diversas empresas e ocupações diferentes parar que o aluno consiga ter certeza de que ocupação quer ter e que área da engenharia civil deve seguir.
Para ser realizado qualquer tipo de estágio, segundo a lei 11788 de 25 de setembro de 2008, é necessário que o indivíduo em questão esteja frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, educação profissional, de ensino médio, de educação especial ou dos anos finais do ensino fundamental. Contudo, recomenda-se que os estudantes de engenharia só realizem estágios a partir do 5º período do curso, devido à não aplicação de muitas disciplinas teóricas vistas até o 4º período.
A empresa que tem estagiários reduz a quantia a ser paga no imposto de renda além de ter a possibilidade de ter um futuro empregado em sua companhia. Por sua vez, o estagiário recebe experiência, conhecimento sobre o mercado de trabalho e tem um encaminhamento profissional, o que hoje em dia é muito valorizado em um jovem empregado.
O estágio, no momento certo e desde que não atrapalhe a formação acadêmica em outras disciplinas, deve ser realizado para aumentar o currículo e a capacidade de um futuro engenheiro civil.