Relatório sobre Engenharia Civil
SOBRE
ENGENHARIA
CIVIL
INTRODUÇÃO
Este relatório tem por objetivo fornecer informações sobre a Engenharia Civil, dando exemplos sobre áreas de atuação, mercado de trabalho, demonstrando as funções que um engenheiro químico pode vir a desempenhar, de acordo com o seminário dado pelo palestrante Gregório Luís Silva Araújo.
DESENVOLVIMENTO
Engenharia Civil é a área da engenharia que projeta, gerencia e executa obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais, portos e outras obras de engenharia hidráulica fluvial e da Hidráulica Marítima, assim como da engenharia sanitária.
As principais funções do engenheiro civil são planejar, projetar, gerenciar, supervisionar, fiscalizar e acompanhar todas as etapas de uma construção ou reforma, analisar as características dos materiais, estudar a insolação e ventilação do local, definição do tipo de fundação, destino ou ocupação da construção. Com base nesses dados, desenvolve o projeto, dimensionando e especificando as estruturas, as redes de instalações elétricas, hidro-sanitárias e gás, bem como define os materiais a serem utilizados. É, também, responsável por projetar e gerenciar sistemas de transporte, construção de canais de escoamento e distribuição de água, fazer levantamentos das condições de solo e rochas, controlar o impacto ambiental e promover ações de preservação do meio ambiente, além de outras atividades.
Outros serviços que o engenheiro civil pode vir a desempenhar são: chefiar equipes de trabalho no canteiro de obras, supervisionar prazos, custos e o cumprimento das normas de segurança, saúde e meio ambiente de uma obra, garantindo a estabilidade e a segurança da edificação, exigindo que os materiais empregados na obra estejam de acordo com as normas técnicas em vigor, além de administrar os recursos prediais, gerenciar a infra-estrutura e a ocupação de um edifício.
O engenheiro civil deve possuir conhecimentos teóricos e práticos em