Relatório sobre destilação prática em laboratório
RELATÓRIO SOBRE DESTILAÇÃO
PRÁTICA EM LABORATÓRIO
SALVADOR-BA
2011
FÍSICA III
RELATÓRIO SOBRE DESTILAÇÃO
PRÁTICA EM LABORATÓRIO
Relatório apresentado ao Centro Universitário Unijorge como requisito de avaliação à disciplina Operações Unitárias na Indústria, entregue ao professor de mesma disciplina.
SALVADOR-BA
2011
RESUMO
Esse relatório aborda conceitos e práticas efetuadas em laboratório de Química, abordando a prática exercida sobre o processo e efeitos da utilização da destilação fracionada.
A destilação é o processo baseado nas diferenças entre o pontos de ebulição das substâncias, é adequadamente explicada pela idéia de que a matéria é formada por partículas que se movimentam e interagem. A obtenção de álcoois é apenas um exemplo de processo em que a destilação é empregada na indústria. Além disso, a destilação é um dos principais métodos de purificação de substâncias utilizados em laboratório.
1. OBJETIVOS
O objetivo desse experimento é demonstrar o processo da destilação e a diferença entre os pontos de ebulição dos líquidos da mistura.
2. DESTILAÇÃO SIMPLES
Esse processo consiste no aquecimento de uma mistura de mais de dois líquidos que possuem pontos de ebulição diferentes. Assim, a solução é aquecida e separa-se inicialmente o líquido com menor ponto de ebulição e, em seguida, o líquido com o ponto de ebulição maior.
Ela consiste em separar o líquido em forma de vapor e esse vapor depois é condensado através de um aparelho chamado condensador.
Lei de RAOULT
PA=XA.PAo
Quando dois líquidos infinitamente miscíveis são postos juntos, a pressão de vapor de cada um é reduzida pela pressão de vapor do outro; cada componente em uma solução contribui proporcionalmente a sua fração molar na mistura. A pressão total de vapor é igual a