relatório sobre catalisadores químico e biológico
Calor de dissolução
Objetivo: Calcular o calor de dissolução do hidróxido de sódio sólido
Observando a reação
O primeiro procedimento era pesar um béquer (de vidro) de 250 ml. Pesamos, e a massa do nosso foi de 103,44 g. depois medimos 100 ml de água na proveta e colocamos no béquer. Em seguida levamos o béquer ao agitador com a bailarina e verificamos a temperatura da água: 23 °C.
Na segunda etapa, pesamos 2,0 g de hidróxido de sódio (NaOH) em um vidro de relógio.
Em seguida adicionamos o hidróxido de sódio sólido (em pó) á água do béquer, e depois de levar ao agitador, conferimos novamente a temperatura, que alternou para 26 °C.
Concluímos então que a água (H2O) absorve hidróxido de sódio (NaOH), que de sólido passa a ser liquido, aumentando assim a temperatura da água do béquer.
Aula prática 2
Reação reversível entre líquidos
Objetivo: Observar uma reação reversível e compreender o princípio de Lee Chatelier.
Observando a reação
No primeiro procedimento etiquetamos três tubos (A, B e C), e adicionamos 2 ml de cromato de potássio (K2 Cr O4), de cor amarela. Em seguida, no tubo A, adicionamos 10 gotas de NaOH (hidróxido de sódio). Não houve nenhuma alteração de cor. No tubo B, adicionamos 10 gotas de HCl (ácido clorídrico), onde houve alteração na cor da solução, de amarelo passou a ser laranja. A reação é reversível porque cada vez que mudávamos a substancia a solução alterava a cor: com o HCl ficava laranja e com o NaOH voltava a ser amarelo. Concluímos, então, que o cromato de potássio, na presença de ácido, torna-se dicromato, como na reação abaixo:
2H+ + 2Cr O-2 Cr2O- + H2O
No segundo procedimento etiquetamos outros três tubos (D, E e F) e adicionamos dicromato de potássio (K2 Cr2 O7), de cor laranja. No tubo D adicionamos 10 gotas de hidróxido de sódio, onde houve uma reação por alteração de cor, tornando-se amarelo. No tubo E foi adicionado