Relatório sobre aula prática de biologia
Epitélio Intestinal.
Observaram-se proteínas do citoplasma e do sangue coradas de rosa. Os núcleos estavam corados de preto e com finas camadas de cariotecas, que se trata de uma complexa estrutura, constituída por duas membranas lipoproteicas justapostas e revestidas internamente por uma lâmina de filamentos proteicos. Entre o citoplasma e os núcleos há as células um pouco menos coradas que as demais, possuem cores alaranjadas. O sangue trata-se da parte “branca” do tecido que esta rica em proteínas.
Músculo Esquelético Fibroso.
Observaram-se fibras de fina espessura ligadas umas às outras formando todo o tecido, com vários núcleos (vistos como pontos pretos)
Tecido Vegetal.
Observaram-se várias células com seus núcleos tidos como pontos pretos bem desenhados.
Procedimento Experimental 2
Neste experimento observou-se que as batata que estava com sal desidratou com mais facilidade em relação às demais. Isso se explica por um fenômeno denominado “Osmose”. A osmose acontece quando ás moléculas de água atravessam as membranas celulares de um meio menos concentrado em soluto (neste caso os solutos utilizados foram o sal e o açúcar) para um meio mais concentrado. Assim, a água contida no interior das células da batata atravessa as membranas celulares por osmose, á água vai de um meio menos concentrado em soluto, ou seja, o interior da célula, para o mais concentrado em soluto (onde esta o sal). Após um tempo, é possível observar que o açúcar e sal que foram colocados na batata ficaram molhados. Porém, a batata que estava com sal estava com sua superfície aparentemente mais seca do que a batata com açúcar. A consistência das batatas que passaram pelo processo de osmose mudou, agora elas estão mais moles. O fenômeno aconteceu no sentido de tentar diluir o soluto adicionado.