RELATÓRIO SOBRE AS VISITAS REALIZADAS À INSTITUIÇÃO DE IDOSOS
CENTRO DE HUMANIDADES
CURSO DE PSICOLOGIA
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO II
LÍVIA LIMA GURGEL
RELATÓRIO SOBRE AS VISITAS REALIZADAS À INSTITUIÇÃO “DISPENSÁRIO DOS POBRES DO SAGRADO CORAÇÃO” E À “UNIDADE DE ABRIGO DO IDOSO”
FORTALEZA, CEARÁ
2013
SUMÁRIO
1- Introdução ........................................................................................................ 02
2- Fundamentação teórica ................................................................................... 03
3- Registro de Campo .......................................................................................... 06
4- Considerações finais ........................................................................................ 12
5- Bibliografia ....................................................................................................... 13
Introdução
Durante muito tempo a velhice foi vista como um período em que ocorria apenas declínio na vida do indivíduo. Para a Psicologia do Desenvolvimento, o crescimento era orientado à produtividade e à autonomia física e cognitiva do adulto. Apesar de haver, desde os séculos XVIII e XIX, uma sensibilização dos estudiosos com relação ao desenvolvimento como um processo que ocorre ao longo de toda vida, foi somente com diversos eventos socioculturais que ocorreram na sociedade que passou a haver um estudo psicológico sistemático sobre o envelhecimento.
A partir disso, desenvolve-se uma Psicologia do Envelhecimento, caracterizada pela visão de desenvolvimento que ocorre ao longo de toda a vida (lifespan). Com a Psicologia do Envelhecimento, novas metodologias foram geradas, assim como uma enorme quantidade de dados empíricos e de novas perspectivas teóricas, mais orientadas à compreensão e à explicação de aspectos específicos do envelhecimento.
Com base nessa perspectiva de Psicologia do Envelhecimento, este relatório tem o