Relatório sobre as leis de Newton
Curso: Ciência da Computação
Disciplina: Física I
Prof.: Igor Figueiredo Justo
Física Experimental
Luiz Henrique Inácio da Cruz
Munir Xavier Wanis
Pedro da Graça Meirelles
Rio de Janeiro – RJ
INTRODUÇÃO
Na linguagem cotidiana, exercer uma força significa puxar ou empurrar. Uma definição melhor é a de que uma força é uma interação entre dois corpos ou entre o corpo e seu ambiente. Por isso, sempre nos referimos à força que um corpo exerce sobre outro. Quando você empurra um carro atolado na lama, você exerce uma força sobre ele; um cabo de aço exerce uma força sobre a viga que ele sustenta em uma construção; e assim por diante.
Quando uma força envolve o contato direto entre dois corpos, como o ato de puxar ou empurrar um objeto com a mão, ela é chamada de força de contato. A força normal é exercida sobre um objeto por qualquer superfície com a qual ele tenha contato. O adjetivo normal significa que a força sempre age perpendicularmente à superfície de contato, seja qual for o ângulo dessa superfície. Em contraste, a força de atrito exercida sobre um objeto por uma superfície age paralelamente à superfície, na direção oposta ao deslizamento. A força de puxar que uma corda esticada exerce sobre um objeto ao qual está marrada é chamada de força de tensão.
Existem também forças denominadas forças de longo alcance, que atuam mesmo quando os corpos estão muito afastados entre si. Por exemplo, a força entre um par de ímãs e também a força da gravidade; a Terra exerce uma atração gravitacional sobre um objeto em queda, mesmo que não haja nenhum contato direto entre o objeto e a Terra. A atração gravitacional que a Terra exerce sobre você é o seu peso.
Discutimos algumas propriedades das forças, mas até agora não mencionamos sobre como as forças atuam no movimento. Para começar, vamos verificar o que ocorre quando a força resultante sobre um corpo é igual a zero. Quando um corpo está em repouso,