RELATÓRIO SOBRE ANÁLISE DA PRESENÇA DE SULFATOS E CLORETOS NA AREIA
ANA PAULA COSTA MESQUITA
RELATÓRIO SOBRE ANÁLISE DA PRESENÇA DE SULFATOS E CLORETOS NA AREIA
Porto Velho
2011
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONIA
ANA PAULA COSTA MESQUITA
RELATÓRIO SOBRE ANÁLISE DA PRESENÇA DE SULFATOS E CLORETOS NA AREIA
Relatório apresentado na disciplina de Química Tecnológica ministrada pelo professor especialista Petrus Pequeno, na instituição Universidade Federal de Rondônia, no curso de Engenharia Civil, 2º Período; como requisito parcial para obtenção de nota.
Porto Velho
2011
1.INTRODUÇÃO
Relatório baseado na aula prática do dia 05/04, realizada no laboratório de química da UNIR, com o intuito de analisar a presença de sulfatos e cloretos na areia.
2.REFERENCIAL TEÓRIOCO
A estrutura da argamassa é a areia, esta ganha aderência com a ligação dos seus grãos ao ligante, portanto a qualidade deste elemento é de fundamental importância no comportamento geral da argamassa. Muitos fatores afetam as características da argamassa, como:dureza, forma de grãos, porosidade, entre outros. Um dos fatores importantes é relativo ao estado de limpeza da areia, sendo ideal que esta tenha menor volume de vazios, pois o maior volume afeta a estrutura porosa da argamassa e exige traços mais ligantes.
Para que a areia utilizada para a fabricação do concreto seja adequada, esta precisa ser analisada, uma dessas análises indica a presença de cloretos e sulfatos na mesma que é prejudicial a cura do concreto.
A ocorrência de uma reação química é indicada pelo aparecimento de novas substâncias diferentes das que existiam antes. Quando as substâncias reagem, muitas vezes ocorrem fatos visíveis a olho nu, como o desprendimento de gases, a mudança de cores e cheiros e a formação de precipitado.
Os cloretos são titulados com uma solução de