Relatório sniff
BurrhusFrederic Skinner(1990), formado em letras queria seguir carreira de escritor , mas após entrar em contado com as obras de Jhon Watson e Ivan Plavov, se interessa pela área de psicologia. E se torna PhD nessa área em 1931, na Universidade deHarvard. A maior contribuição de Skinner para a psicologiafoi a do estudo do comportamento de forma científica. (Moreira e Medeiros 2007)
Skinner trabalhou arduamente em seus laboratórios, mostrando a viabilidade de uma ciência do comportamento e da inclusão dos fenômenos “subjetivos” nessa ciência. Com esse esforço produziu conhecimentos que são a base hoje para o trabalho de milhares de psicólogos.
O experimento mais conhecido de Skinner foramas caixas de condicionamento operante, que foram batizadas com o seu nome.
Para facilitar a compreensão deste relatório, abordaremos alguns conceitos básicos da análise de comportamento de Skinner.
O condicionamento operante, desenvolvido por Skinner, se baseia como o comportamento que produz mudança no ambiente e que é afetado por elas, ou seja é afetado pelas suas consequências. Sendo essas consequências reforçadas negativamente ou positivamente.
A modelagem é um procedimento de reforçador diferencial de aproximações sucessivas de um comportamento, que tem como característica fundamental a imediaticidade do reforço. O resultado final é um novo comportamento. Esse reforço diferencial consiste em reforçar algumas respostas que obedecem a algum critério e em reforçar outras respostas similares. As aproximações sucessivas possibilitam a graduação de comportamentos mais próximos do comportamento alvo.
Seriam ao menos quatro as