Relatório Sistema Nervoso Somático e Visceral Fisiologia
CURSO DE MEDICINA
FISIOLOGIA
AÇÕES REFLEXAS SOMÁTICAS E VISCERAIS NA ESPÉCIE HUMANA
BRENO DA SILVA MOREIRA
TERESINA
2014
1 INTRODUÇÃO
Qualquer movimento exige a atividade coordenada de muitos músculos, mesmo até uma ação simples. O processo de encadeamento das contrações de músculos independentes, de modo que atuem como um só conjunto é chamado de coordenação motora. A forma mais elementar de coordenação motora é representada pelo reflexo. Tendo duas características importantes: o local e a intensidade (GUYTON; HALL, 2006).
Os sentidos somáticos são mecanismos nervosos que coletam informações sensoriais, a partir do corpo. Esses sentidos diferem dos sentidos especiais, que compreendem especificamente, a visão, a audição, o olfato, a gustação e o equilíbrio. Estes últimos são trabalhados por receptores eletromagnéticos – detectam luz sobre a retina do olho; e quimiorreceptores – detectam o gosto, o cheiro, nível de oxigênio no sangue arterial, concentração de dióxido de carbono e talvez outros fatores que constituem a química do corpo (GUYTON; HALL, 2006).
Os sinais sensoriais entram na medula quase que inteiramente pelas raízes sensoriais posteriores. Depois de entrar na medula, um grupo de neurônios sobe com informações ao cerebelo e outro grupo de neurônios envia informações ao córtex cerebral (GUYTON; HALL, 2006).
2 OBJETIVOS
O objetivo da presente prática é avaliar algumas manifestações reflexas (atos reflexos) somáticas, tais como, plantar, corneal, patelar, de Aquiles e tricipital.
O presente trabalho teve como objetivo estudar manifestações reflexas (atos reflexos) somáticos e viscerais. Vendo que é importante que se conheça os reflexos observados em condições quando determinados estímulos são aplicados em partes específicas de corpo humano. Se uma resposta normal é obtida, indica que as estruturas do correspondente arco