Relatório Sistema Articular
2-Objetivo
O objetivo da aula prática no dia 27/02/2014 sobre o Sistema Articular foi aprender que ele é formado por articulações, ou seja, por um ponto de contato entre os ossos. Em todo nosso corpo temos diferentes tipos de articulações: algumas que são bastante fortes e imóveis (conhecidas como sinartrose) e outras que permitem o movimento por serem flexíveis (anfiartrose e diartrose). Foram observadas também as estruturas, que com relação às articulações podem ser classificadas em fibrosas (os ossos são unidos por tecido conjuntivo fibroso), cartilaginosas (os ossos são unidos pela cartilagem) e sinoviais (possui um espaço entre os ossos). Para amenizar o atrito entre os ossos, nosso sistema articular conta com as bolsas sinoviais, que agem como amortecedores do impacto entre as articulações. Com o avanço da idade, a produção de sinóvia nas articulações é diminuída, e a partir daí começam a surgir os efeitos do envelhecimento nas articulações, causados por fatores genéticos ou desgaste.
3-Materiais e Métodos
Foi utilizado o roteiro de aula prática fornecido pela professora, algumas peças do laboratório de anatomia, como o crânio, coluna vertebral, joelho, cintura escapular, e o esqueleto humano.
4-Resultados e Discussão
Na aula prática foram analisadas as articulações onde são localizadas. Nelas encontramos três tipos:
1. Fibrosas, que possuem uma subdivisão: suturas (planas, escamosas e serreadas). Para observá-las, foi usado o crânio, e a sindesmose, que para observá-las foram analisados os ossos dos braços e das pernas (tíbia-fibular ou rádio-ulnar).
2. Cartilaginosas, que