relatório separação
Mistura é a associação de duas ou mais substâncias diferentes cujas estruturas permanecem inalteradas, isto é, não ocorre reação química entre elas.
As separações de misturas são utilizadas para decompor misturas de substâncias em um sistema qualquer nos dois ou mais componentes originais.
É realizada para as mais diversas finalidades, da química analítica à engenharia química ou de petróleo. Dentre os métodos, alguns, por mais que pareçam ter pouca utilidade, são essenciais em processos de mineração ou análises farmacêuticas.
Os métodos utilizados nas separações são muitos, filtração, destilação, decantação, cromatografia, derivatização, entre outros. Cada método de separação é utilizado para certo tipo de mistura, que pode ser dividida basicamente entre homogênea e heterogênea. E também, cada método tem seu modo de separação, podendo ser de modo mecânico ou reacional químico.
2 – Objetivo
Utilizar-se das práticas de separação de misturas, para um maior domínio das suas técnicas. Usando como método a técnica específica para cada tipo de mistura. Decompõe-se assim a mistura em um sistema qualquer nos dois ou mais componentes originais.
3 – Materiais e Métodos
3.1 – Materiais
Ampola de decantação
Funil de separação
Suporte
Béquer de 50 ml
Bastão de vidro
Filtro de papel
Bico de Bunsen
Tripé
Tela de amianto
Balão de destilação
Condensador
Erlenmeyer de 100 ml
Tubo de ensaio
3.2 – Reagentes
Querosene misturado com iodo
Água
Areia
Sulfato cúprico ( CuSO4 )
Álcool-naftaleno
3.3 – Métodos
Método: experimento 1.
Adicionou-se a um béquer querosene previamente misturado com iodo. Este querosene foi transferido para uma ampola de decantação, com o auxílio de um bastão de vidro e um funil. Verificou-se previamente que esta ampola de decantação encontrava-se no interior da capela adaptada a um suporte universal. No béquer utilizado anteriormente colocou-se água e esta foi adicionada a ampola de