Relatório sensório motor - dh da criança e do jovem
2013/1
1. Identificação:
Relatório realizado por Patrícia Dresch, Medson Bessa Rodrigues, Roney Carvalho e Luciana Carla Tavares, alunos da turma de Psicologia da UVV, 2º período; dia 10/04/2013.
2. Objetivo:
Observar e testar, através de aplicações práticas, teorias de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo do indivíduo durante o estágio sensório-motor (0 meses – 2 anos).
3. Introdução teórica:
O período sensório-motor é classificado pela construção de esquemas de ação para assimilar mentalmente o meio. A inteligência é prática. As noções de espaço e tempo são construídas pela ação. O contato com o meio é direto e imediato, sem representação ou pensamento.
A sistematização desse estágio possibilita a observação dos eventos cognitivos definidos por Piaget, esclarecendo o desenvolvimento da inteligência do bebê.
4. Procedimentos e resultados:
Convidamos Eduarda (Duda) – 2 anos, sexo feminino – a participar da prova piagetiana, sendo esta o objeto de estudo.
A fim de realizar o procedimento, utilizamos brinquedos preferidos de Duda para que ela interagisse e colaborasse com a avaliação; além de uma caixa de sapato infantil, três lenços e uma toalha de rosto.
Inicialmente, foi proposta a brincadeira, com apenas um brinquedo de Duda (um peixe de plástico), de empurrar o peixe da mesa ao chão, fazendo-a observar o deslocamento do objeto. Posteriormente, foram utilizados os três lenços, postos paralelamente. De tempo em tempo, o peixe era deslocado para debaixo de cada lenço, até que a aplicadora da prova (Prof.ª Luciana Borges) decidisse qual lenço deveria cobrir o peixe de fato, esperando que Duda notasse o deslocamento do objeto e o encontrasse.
Na terceira fase do procedimento são utilizadas a caixa de sapato infantil e a toalha de rosto. O brinquedo é colocado dentro da caixa e a toalha descansa sobre a caixa, e tudo é observado por Duda. Num movimento rápido, a Prof.ª vira a caixa de cabeça