Relatório Saída de Campo Esgoto
Professora: Hedda Kolm
Relatório da saída de campo: Tratamento de Esgoto – Sanepar, Guaratuba PR
No dia 12 de novembro de 2014, os estudantes de Oceanografia do CEM da Universidade Federal do Paraná realizaram uma saída de campo para o tratamento de esgoto na cidade de Guaratuba no litoral do Paraná. Para enfoque dos estudos dado em sala de aula na disciplina de Poluição Marinha.
A professora Hedda, colaboradora da matéria, responsável pela área de microbiologia, nos ensinou as maneiras de degradação de matéria orgânica nos esgotos por bactérias anaeróbica e aeróbica e nos levou até o tratamento para uma melhor compreensão.
O ônibus saiu da cidade de Pontal do Paraná no balneário de Pontal do Sul, as 9h da manhã, em torno das 10h30min chegamos ao tratamento de esgoto da Sanepar.
Fomos recebidos pelo técnico químico da Sanepar, Paulo. Logo entramos em uma sala para uma breve explicação das etapas do tratamento de esgoto. Paulo começou falando que é muito importante saber como é o tratamento e quais as condições da água. O método que a Sanepar de Guaratuba utiliza para o tratamento é com bactérias anaeróbicas. O esgoto doméstico são passados por três processos: coleta; tratamento e lançamento.
Para a coleta do esgoto são utilizadas bombas de recalque para trazer o esgoto, já que o Litoral se encontra no nível do mar precisa bombear o esgoto para trazer para cima.
O tratamento é feito pelas seguintes etapas:
1ª etapa – desarenador: é a chegada do afluente e onde retém as partículas mais grosseiras do esgoto que são segurados nas grades e divide o material “filtrado” e dividido para os reatores. Como plásticos, madeiras, camisinhas e entre outras coisas. As partículas grosseiras são destinadas para o aterro sanitário
2ª etapa – Reator: O reator utilizado é chamado de “RALF” eles contem três reatores nesta unidade de tratamento. O RALF trata a agua com bactérias anaeróbicas a vantagem de é que ele é mais barato em questão ao