Relatório química
As formas mais comuns de contaminação de solo, água e atmosfera são as queimadas, lixo a céu aberto (que gera "chourume" que prejudica o ar, o solo, e os lençóis freáticos), agrotóxicos (que são venenos colocados nas lavouras, além de prejudicar o solo, também contaminam as águas) e derrubadas de árvores.
O que é efeito estufa, aquecimento global e cota de CO2?
Efeito estufa é o nome dado a um fenômeno natural que tem a função de aquecer o planeta, mantendo assim um equilíbrio da temperatura. Sem ele não seria possível viver na terra. Algumas ações do homem como derrubada e queimada de florestas, o lançamento de gases poluentes na atmosfera (principalmente os que resultam da queima de combustíveis fósseis) entre outras fazem com que ocorram mudanças ‘’na função’’ do efeito estufa fazendo assim, que ele promova graves mudanças climáticas, mas quando isso ocorre (efeito estufa assume uma postura perigosa por influencia do homem) o nome do fenômeno muda e ele passa a se chamar aquecimento global.
Uma cota de carbono equivale a uma tonelada de CO2. Tais cotas, representadas por certificados legalmente registrados, são títulos (commodities) que correspondem à quantidade de emissões de gases que provocam o efeito estufa emitidas licitamente por um Estado que participa do Protocolo de Quioto. Problemas provocados:
Segundo alguns pesquisadores o efeito estufa (aquecimento global) poderá causar grandes problemas para o nosso planeta como a extinção de vários vegetais e animais, tufões, furacões, maremotos e enchentes poderão ocorrer com mais intensidade, derretimento de geleiras e alagamento de ilhas e regiões litorâneas entre outros.
Pensando nisso alguns países já tomaram providencias para tentar reverter essa situação, eles estão diminuindo a poluição ambiental e a emissão de gases na atmosfera.
Reportagens:
20 de Novembro de 2012 – veja.com.br
Nível de gases do efeito