Relatório Química Pratica Aula - Operações de Medidas e Notação Científica
A aula prática sobre operações de medidas e notação científica teve como objetivo a observação da capacidade volumétrica e a precisão das vidrarias.
Introdução
A compreensão e o entendimento das medidas e notação científica são de extrema importância para a realização de experimentos no laboratório, devido a necessidade de exatidão dos reagentes para que a reação ocorra como o esperado. Dentre as vidrarias alguns instrumentos possuem medidas mais exatas que os outros e essas medidas vão depender da exatidão de cada instrumento. Fato este que foi observado, a partir da analise do experimento. Alguns instrumentos possuem medidas mais precisas que outros, e tais medidas dependem da exatidão de cada objeto. Fato este observado a partir da análise do experimento.
Parte experimental
No experimento foram utilizados os seguintes instrumentos auxiliares:
Funil Simples;
Suporte Universal;
Pinça Castaloy;
Pisseta;
Pera Insuflatora.
Utilizando os instrumentos foram realizadas as medidas das capacidades mínimas e os respectivos erros de cinco equipamentos de medição de volume.
Foram medidas as capacidades e os erros dos respectivos equipamentos de medição de volume:
Instrumento
Capacidade/mL
Erro do instrumento/mL
Balão Volumétrico
50 mL
0,05 mL
Bureta
0,10 mL
0,03 mL
Pipeta Graduada
0,05 mL
0,005 mL
Proveta de 50 ml
1,0 mL
0,1 mL
Proveta de 10 ml
0,1 mL
0,01 mL
Em seguida foram medidos 50 mililitros de água destilada em uma proveta e transferiu-se totalmente para um balão volumétrico. Através do experimento pode-se observar que houve diferença de medidas devido à precisão das vidrarias. Cada vidraria possui determinada precisão e algumas são mais precisas que as outras. Transferiu-se seguidamente para uma proveta de cinquenta mililitros os seguintes volumes de água destilada utilizando os seguintes instrumentos: bureta, pipeta graduada, proveta. Foram passados cinco mililitros de água destilada