Relatório Química Geral
Este trabalho visa observar evidências, identificar experimentalmente os pricipais tipos de reações que ocorrem em soluções aquosas, equacionando-as corretamente, tais como: reações de precipitação, combustão, reversíveis e os processos físicos de sublimação e ressublimação e a ocorrência de fenômenos químicos e físicos.
2 – INTRODUÇÃO
As reações químicas estão presentes em nosso dia-a-dia, não só ao nosso redor, mas também em nosso organismo, de tal maneira que podemos dizer que a manutenção da vida depende de uma série de reações.
O estudo das reações químicas é de suma importância, uma vez que, através delas podemos prever determinados acontecimentos e manipular os resultados de algumas reações para a obtenção de produtos desejados.
No decorrer de uma reação química é normal notarmos algumas transformações, como, mudança de cor, cheiro, temperatura, formação de gás ou precipitado, entre outros. Essas mudanças são classificadas como física, quando não alteram a natureza da matéria, ou seja, a sua composição (coloração, temperatura,) e como química, quando há a formação de substâncias com propriedades diferentes do original.
Neste relatório vamos abordar algumas reações químicas, tais como: combustão, processos reversíveis, mudanças de estados físicos e reação com gás carbônico. Nas reações químicas reversíveis, a velocidade inicial da reação direta é máxima, pois a concentração em mol.L-1 do reagente também é máxima. Com o aumento da concentração e formação do produto, a velocidade da reação direta diminui, ao passo que a velocidade da inversa aumenta. Ao atingir o equilíbrio, essas velocidades se igualam, um exemplo deste processo é a transformação de uma solução de cromato em dicromato e vice-versa.
O fenômeno conhecido como sublimação, trata-se de um processo físico no qual uma substância no estado sólido passa diretamente para o gasoso, isto porque a pressão de vapor da substância se iguala à pressão externa, pressão atmosférica local. Os