Relatório Química Experimental Eletroquímica
1. Introdução A eletroquímica abrange todos os processos químicos que envolvem transferência de elétrons. Quando um processo químico ocorre produzindo fluxo de elétrons (corrente elétrica), a montagem se trata de uma pilha ou bateria (processos químicos que ocorrem espontaneamente), mas quando o processo químico necessita de uma corrente elétrica para ocorrer, o processo é denominado eletrólise (reação química que ocorre de forma não espontânea). 2. Objetivo Observar a espontaneidade de reações de oxidação e redução; a partir da montagem da pilha de zinco e cobre (Pilha de Daniell) reconhecer os produtos da reação de eletrólise.
3. Procedimentos
3.1. Procedimento 1:
Verificação qualitativa da tabela de potencial de oxidação:
Colocou-se em um tubo de ensaio pequena quantidade da solução de cobre(II), mergulhou-se nesta solução um prego (previamente limpo com a palha de aço). Observou-se as condições iniciais de reação.
Colocou-se em um béquer a solução de Zn(II) e mergulhou-se uma lâmina de cobre.
3.2. Procedimento 2:
Montagem da pilha de cobre e zinco (Pilha de Daniell) Colocou-se em um béquer, 25 mL da solução de sulfato de cobre(II) CuSO4(aq) e num outro, 25 mL da solução de sulfato de zinco(II) ZnSO4(aq). Utilizando-se uma ponte salina já pronta, montou-se um sistema conforme o mostrado na figura abaixo:
Fechou-se o circuito intercalando um voltímetro entre os eletrodos (ligou-se o eletrodo de zinco ao terminal negativo e o eletrodo de cobre ao terminal positivo do voltímetro). Anotou-se os resultados e as observações.
3.3. Procedimento 3: (Realizado pelo professor Walace)
Eletrólise:
Montou-se um sistema conforme o esquema abaixo:
Fez-se a ligação entre os pólos da fonte e os eletrodos de carbono (grafite) imersos em um tubo em U. Colocou-se no tubo em U a solução de KI 0,5 mol L-1 até enchê-lo quase completamente. Esperou-se a eletrólise proceder por cerca de 2 a 3 minutos. Anotou-se os resultados.