Relatório Química Experimental - Ciclo do Cobre
OBJETIVOS
O objetivo do experimento realizado foi analisar e observar as reações que fazem parte do ciclo do cobre, reações em cadeia que partem do cobre como reagente e chega-se no mesmo elemento como produto, assim como calcular o rendimento desse processo de reciclagem.
INTRODUÇÃO
O cobre é um elemento químico cujo símbolo é Cu, pertence aos metais de transição, é um sólido à temperatura ambiente e possui número atômico 29 e massa atômica 63,3u. Tal elemento é um material nobre, possui cor avermelhada e é um bom condutor elétrico e térmico, maleável e resistente à corrosão.
Além disso, de acordo com a Procobre, rede de instituições latino-americanas que promove o uso do cobre, esse metal tem papel importante nas indústrias de transporte, eletrônica, construção, agricultura, energia, saúde e novas tecnologias e é base da mineração, na produção de ligas, fabricação de utensílios de cozinha, fios e cabos.
Devido sua abrangente utilidade, é utilizado em larga escala, por isso o cobre é um do metais mais reciclados da contemporaneidade. Esse processo é bastante econômico, sendo mais viável reciclá-lo do que extraí-lo diretamente das minas, devido ao fato de implicar em um baixo consumo energético.
O ciclo do cobre é um processo pelo qual o elemento cobre passa por várias reações químicas e transformações e retorna ao seu estado inicial, ou seja, é um processo cíclico.
Na primeira etapa, o cobre metálico (Cu) é transformado em nitrato de cobre (Cu(NO3)2), na segunda o produto da etapa anterior dá origem ao hidróxido de sódio (Cu(OH)2). Já na terceira etapa, produz-se óxido de cobre (CuO) e logo após, obtêm-se sulfato de cobre (CuSO4), na quarta etapa. Por fim, para finalizar o ciclo, o produto anterior é transformado em cobre metálico novamente (veja Figura 1 ANEXO).
Tal processo envolve reações de oxirredução, que consistem na troca de elétrons entre os compostos dos reagentes. Na oxidação há a perda