Relatório Química Analítica
O cátion Pb2+ inclui-se no 1° e 2° grupo da marcha analítica, porque sua precipitação como PbCl2 no 1° grupo é incompleta, passando então ao grupo 2, onde precipita como sulfeto.
Quanto às duas espécies iônicas formadas pelo mercúrio, Hg e Hg2+, apenas o primeiro pertence a este grupo.
PRATA
O elemento
A prata é um metal nobre de cor branca brilhante, relativamente mole, e é o melhor condutor do calor e da eletricidade. A prata sterling, usada em talheres, é uma liga com 7,5 % de cobre para aumentar sua dureza. Moedas de prata datam de 3000 AC. Devido a sua elevada resistência à oxidação (E° = - 0,80 V), o metal é utilizado em contatos elétricos de alta qualidade. Na natureza, a prata ocorre em forma elementar e na forma de AgCl e AgS.
Pertence ao grupo Ib da Tabela Periódica, sua camada eletrônica externa possui uma estrutura 3d10, 4s1 e pode atuar em seus compostos com estados de oxidação (I), (II), e (III), embora em meio aquoso, praticamente só encontra-se como monovalente.
O íon Ag+ é facilmente reduzido para metal:
Ag+ (aq) + e Ag(s) E° = + 0,80 V
Esta semi-reação é responsável pelas manchas pretas que aparecem na pele quando ela entra em contato com AgNO3, seja sólido ou em solução.
A maioria dos compostos de Ag é insolúvel em água, exceto o AgNO3 e AgF, que são muito solúveis, e Ag2SO4, que é ligeiramente solúvel. A maior parte dos sais insolúveis da Ag dissolvem-se em HNO3 6M a frio, as principais exceções são os haletos de Ag, AgSCN e Ag2S.
A maioria dos compostos de Ag é branca; o composto colorido de Ag que são prováveis de serem achados na análise qualitativa inclui: Ag2S preto Ag3PO4 amarelo Ag2O marrom escuro AgI amarelo Ag2CrO4 vermelho escuro AgBr amarelo claro
AgBr e AgI, ambos sensíveis à luz, são largamente utilizados em filmes fotográficos. íon prata forma muitos complexos estáveis nos quais o número de