Relatório Quimica
CAMILLA: A dessalinização da água é uma questão que está sendo muito discutida em todo o mundo, considerando que temos conhecimento da possibilidade de escassez da água. Esse é um processo criado não tão recentemente mas que tem seu custo bastante elevado, por isso muitos projetos e programas estão sendo discutidos e realizados para que o a dessalinização ocorra com mais frequência e esteja disponível a uma maior quantidade da população, e que o temido problema de escassez deixe de ser um problema tão grande.
Atualmente muitos países e cidades estão se abastecendo totalmente de água doce extraída da água salgada do mar que, embora ainda a custos elevados, se apresenta como a única alternativa.
JÚLIA: - O que é dessalinização ?
A dessalinização, ou retirada dos sais dissolvidos na água, é um processo complexo devido ao fato de que os sais estão fortemente ligados às moléculas da água, o que torna incapazes os processos convencionais de tratamento de água, que são a floculação, a decantação e a filtração.
São necessários para realizar a dessalinização, processos físico-químicos capazes de romper as forças de atração entre as moléculas da água e dos sais. É bastante utilizada em regiões onde a água doce é escassa ou de difícil acesso.
PEDRO: - Justificativa
Como todos sabemos, a água contendo uma grande quantidade de sal não pode ser bebida, portanto, para que esse sal seja totalmente retirado e a água torne potável há a possibilidade de se fazer por meio da dessalinização da água do mar. O consumo de água doce no mundo cresce a um ritmo superior ao do crescimento da população, restando, como uma das saídas, a produção de água doce, retirando-a do mar ou das águas salobras dos açudes e poços.
VICTOR: A conhecimento geral, cerca de 97% da água existente no planeta é salgada, restando apenas menos de 3% de água doce, da qual, 2% encontra-se nos glaciares, no estado sólido, o que significa que não pode, para já, ser utilizada