Relatório quimica qualitativa
Quem gosta de comida japonesa já está habituado ao famoso gengibre em conserva (gari), que sempre é servido junto com os sushis e sashimis. O objetivo do gengibre é limpar as papilas gustativas do sabor do alimento que foi anteriormente ingerido e realçar o sabor do próximo alimento. Mesmo que esta seja a sua real função, devo admitir que é uma delícia come-lo juntamente com o sushi, mesmo que muita gente possa considerar isso um sacrilégio, mas que é gostoso é.
Porém, para quem gosta de fazer sushi e sashimi em casa, não dá para ficar refém das conservas industrializadas, pois além de terem um preço um pouco alto – e serem difíceis de encontrar -, o sabor não é nem de perto do sabor do gengibre em conserva feito em casa A receita é facílima e vale a pena fazer uma boa quantidade para ter sempre na geladeira.
1- 1 xícara de vinagre de arroz;
2- 1 xícara de açúcar;
3- 1 colher de sopa de sal
4- 1 gengibre grande;
5- Ralador
Remova a casca do gengibre com um descascador ou com uma faca. Depois corte o gengibre o mais fino que conseguir, pois quanto mais fino, melhor fica a conserva. Dá para usar um ralador como o que está na imagem dos ingredientes, ou o corte pode ser feito com uma faca bem afiada. Nós preferimos fazer na faca, pois com ela conseguimos um corte muito mais fino
Coloque o gengibre em uma peneira (ou em um escorredor de macarrão) e jogue por cima dele o sal. Misture bem e deixe o gengibre descansando por aproximadamente uma hora.
O sal fará com que o gengibre solte água e seja drenado
Passado uma hora, enxágue o gengibre com água.
Com um papel toalha bem grosso – ou um tecido para fazer queijo – esprema o gengibre para que toda a água seja drenada e ele fique bem sequinho. Reserve.
Em uma panela adicione o açúcar e o vinagre de arroz. Em fogo baixo mexa a mistura até que o açúcar se dissolva e o líquido fique transparente como na foto abaixo:
Coloque