Relatório quimica - preparando soluções
Professor (a): Viviane
PRÁTICA 3 – PREPARANDO SOLUÇÕES.
13 de Setembro de 2011.
Introdução
Em química, solução é uma dispersão homogênea de duas ou mais espécies de substâncias, apresentando uma única fase. Nela só é possível ver o seu conjunto, ou seja, os seus componentes não podem ser identificados separadamente.
As soluções podem ser sólidas (ligas metálicas e alguns tipos de cristais), gasosas (gases em geral) e líquidas. Estas últimas têm arranjo molecular típico de um líquido puro, e serão abordadas nesse experimento.
Concentração de uma solução é a relação entre a quantidade do soluto e a quantidade do solvente ou da solução, dada pela fórmula:
Em outras palavras, é a relação entre a quantidade de matéria (números de mols) do soluto (n) e o volume da solução (V), expresso em litros.
Além da concentração é necessário calcular o desvio dos equipamentos que são utilizados em sua preparação, este é dado por:
onde,
Em que S é o desvio; Src, desvio relativo da concentração; Srm, desvio relativo da massa; Srv, desvio relativo do volume; Sm, desvio da massa; Sv, desvio do volume; m, a massa e V o volume.
Objetivos O relatório a seguir traz como objetivos a preparação de soluções com as concentrações estabelecidas previamente utilizando alguns equipamentos, tais como balança analítica, balão volumétrico e pipeta para determinar a massa ou o volume necessários.
Materiais e Reagentes Para preparação das soluções de hidróxido de Sódio (NaOH) e ácido clorídrico (HCl) utilizou-se, além das referidas substâncias, água destilada, balança analítica, béquer, balão volumétrico, pipeta, pipetador, funil comum e capela.
Procedimento experimental
Parte 1 (NaOH) Calculou-se a massa de soluto necessária, a partir do volume (250 mL) e concentração da solução desejada (0,1 M). Pesou-se a massa calculada em balança analítica. Dissolveu-se inicialmente, num copo de béquer, o soluto em alguns