Relatório quimica experimental 1
Para que uma determinada experiência em química seja bem executada, é preciso que os instrumentos de laboratório sejam utilizados corretamente, assim como, a notação e a leitura devem ser feitas de maneira correta. Para isso é preciso que seja conhecido a finalidade e o correto uso de cada instrumento do laboratório. Qualquer medida está sujeita a erro, que podem ser: erros sistemáticos ou aleatórios. Os erros sistemáticos podem ser: erros instrumentais, erros do método e erros pessoais, cuja principal fonte de erros é a calibração de instrumentos.
Objetivos: determinar e efetuar corretamente a leitura em instrumentos de medida de massa, volume, temperatura; utilizar adequadamente o bico de Bunsen e pipetas;comparar a sensibilidade de diferentes instrumentos de mesma capacidade.
PROCEDIMENTOS Materiais e Métodos
Experimento 01. Determinação de Massa
Materiais: balança semi-analítica e béquer de 50 mL.
Procedimento: Tarou-se a balança, e em seguida colocou-se o béquer sobre ela, para determinar sua massa. Limitou-se o número de indivíduos próximos à área da balança, para evitar perturbações que afetam a correta medição da massa.
Experimento 02. Leitura em instrumentos de medida
Materiais: pissete, proveta de 10 mL, proveta de 100 mL, béquer de 50 mL e termômetro.
Procedimento: adicionou-se com o pissete, aproximadamente 7 mL de água na proveta de 10 mL, e aproximadamente 85 mL na proveta de 100 mL. Para a realização da leitura, posicionou-se os olhos com o nível da marcação da proveta, observando-se assim onde o fundo do menisco tocava, que indicava a marcação correta do volume medido, anotando-se os resultados obtidos. Na outra parte do experimento, adicionou-se cerca de 30 mL de água num béquer de 50 mL. Em seguida, colocou-se o termômetro dentro do béquer, sem deixar que o bulbo do termômetro tocasse as paredes do frasco. Após alguns minutos, efetuou-se a leitura do termômetro.
Experimento 03. Comparação da sensibilidade de