RELATÓRIO QUEDA LIVRE
Aluno:
Turma:
1 Título:
Queda livre
2 Introdução:
1° Lei de Newton (inércia): Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele.
2° Lei de Newton (força resultante): A mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida, e é produzida na direção de linha reta na qual aquela força é impressa.
3° Lei de Newton (ação e reação): A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade: ou as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em sentidos
A velocidade terminal de um objeto caindo em direção à Terra, não estando no vácuo, é a velocidade na qual a força gravitacional que o empurra para baixo é igual e oposta à resistência do ar, que o empurra para cima. A velocidade terminal é constante, já que é nula a soma das duas forças que atuam sobre o objeto.
Em Física, queda livre é o movimento resultante unicamente da aceleração provocada pela gravidade.
Exemplos:
Uma nave espacial com seus propulsores desligados
A trajetória da Lua ao redor da Terra, a órbita da Terra ao redor do Sol, ou a órbita de um asteróide ao redor do Sol
.A = Coeficiente angular da reta
B= 0
R = Coeficiente de correlação
A=g/2 g= 2A ge=9,80665
3 Objetivos:
Determinar a aceleração da gravidade.
4 Esquema de montagem.
5 Procedimento experimental:
1° Passo: Posicionar o sensor no comprimento desejado da régua milimetrada Anote a distância!
2° Passo: Colocar a esfera de metal no eletroímã pressionando o botão do aparelho (o aparelho deve estar zerado no cronômetro)
3°Passo: Soltar o botão para desligar o eletroímã. Esse procedimento fará com que a esfera caia e repouse no saco de pano, antes disso a mesma atuará os sensores que marcarão o tempo.
6 Resultados e discussão (medições, gráficos, cálculos e