Relatório psicologia organizacional
As religiões se dividem em vários tipos: * Teísmo: Fundamenta-se na crença de um ou de mais deuses. Existem dois subtipos de teísmo que são: * Monoteísmo: Admite a existência de um único deus, assim o Cristianismo, o Judaísmo, o Islamismo, o Zoroastrismo e o Espiritismo. * Politeísmo: Admite a existência de vários deuses, como por exemplo, o Hinduísmo e a Wicca. * Eticalismo: Atribuem caráter sagrado e princípios morais, ou seja é um conjunto de princípios que servem como guias para uma vida correta. As principais religiões eticalistas são: Budismo, Confucionismo e Taoísmo. * Animismo: Fundamenta-se na crença de fenômenos e forças da natureza são capazes de intervir nos assuntos humanos. As modalidades do animismo são o Xamanismo e o Totemismo.
O Cristianismo surgiu na região da atual Palestina no século I e sua origem se deu através da tragetória de vida de Jesus Cristo e a difusão de suas idéias que se encontram representadas na Bíblia Cristã. Sua doutrina parte da crença na existência de um único Deus que enviou seu filho, Jesus Cristo, para ser o salvador da humanidade. A principal idéia ou mensagem da religião cristã é a importância do amor divino sobre todas as coisas e entre as pessoas.
O Judaísmo é a religião monoteísta mais antiga do mundo. Os judeus acreditam que YHWH (Javé ou Jeová, em português) seja o criador do universo, um ser onipresente, onipotente e onisciente, que influencia todo o universo e tem uma relação especial com seu povo. O livro sagrado dos judeus é o Torá ou Pentateuco, revelado diretamente por Deus. Os cultos são realizados em templos denominados Sinagogas. O Judaísmo prega a obediência aos mandamentos divinos estabelecidos nos livros sagrados, uma vez que, para eles, isso é fazer a vontade de Deus