Relatório prático - laboratório de motores a combustão
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
Laboratório de Motores a Combustão
Prática – I Montagem Cabeçote
AUTORES
Adriano Rocha Cafrus de Araújo
Kerlen Bicalho Vital
Lilad
Professor(a): Ronaldo Rodrigues Vieira
Coronel Fabriciano, MG
2011
1. INTRODUÇÃO
O motor de combustão interna é dividido em três componentes básicos: bloco, cabeçote e cárter, cada qual com sua devida importância. Iremos enfatizar o componente cabeçote conhecido como tampão ou parte superior do motor, que em seu interior apresenta galerias em torno das cämaras de combustão quando arrefecidos por água e aletas quando arrefecido por ar.
Os cabeçote são fabricados em alumínio ou em ferro fundido dependendo da necessidade de arrefecimento.
A vedação do cabeçote se dá por intermédio de uma junta aonde o aperto dos parafusos de fixação deve ser feito conforme prescrição do fabricante, seguindo uma ordem em sentido de cruz do centro parte as extremidades.
2. OBJETIVO
Conhecer as partes do cabeçote e sua importância, realizando a desmontagem e montagem do mesmo atentando para as ferramentas necessárias, sequências de montagem, aperto e torque.
3 . DESENVOLVIMENTO
3.1 Procedimento Experimental
3.2 Resultados
3.3 Análise dos Resultados
3.4 Questionário
4. CONCLUSÃO
A prática realizada possibilitou a visualização dos componentes do motor, onde foi desmontado o cabeçote, utilizando - se de ferramentas manuais retirando assim todos os itens de fixação e também a junta que é o elemento principal de vedação entre o cabeçote e o bloco, o qual devemos salientar que ao ser remontado deve ser observado se a junta possui irregularidades pela sua superfície e se a posição de encaixe do cabeçote no bloco está correta, somente assim os componentes de fixação poderão ser recolocados em sentido de cruz e o torque do aperto final dos parafusos e porcas seguir o indicado pelo fabricante do motor.
5. REFERÊNCIAS