Relatório - Preparo de Soluções
Outubro - 2014
ÍNDICE
INTRODUÇÃO 4
OBJETIVOS DA EXPERIÊNCIA 5
MATEriais e Reagentes 5
MÉTODOS 6 cálculos envolvidos E DISCUSSÃO 7
BIBLIOGRAFIA 10
INTRODUÇÃO
Soluções são misturas de duas ou mais substâncias que apresentam aspecto uniforme. Ao preparar uma solução, isto é, ao dissolver um soluto em um dado solvente, as moléculas ou os íons do soluto separam-se, permanecendo dispersos no solvente. Podemos estabelecer uma relação entre diferentes solutos e as características de suas soluções aquosas por meio de experimentos bem simples, feitos à mesma temperatura. (USBERCO, 2002)
Soluto e solvente são os termos usados para representar os componentes de uma solução: Soluto é a substância que esta sendo dissolvida; Solvente é a substâncias que efetua a dissolução. (TITO, 1997)
Por que certas substâncias se misturam tão intimamente, a ponto de formar soluções, enquanto outras não se misturam? Exemplo: por que a água se mistura com o álcool comum, e não com a gasolina? Isso ocorre devido às forças intermoleculares que unem as partículas formadoras de cada substância. Uma substância polar tende a se dissolver num solvente polar. Uma substância apolar tende a se dissolver num solvente apolar. (FELTRE, 2004)
De modo geral, usamos o termo concentração de uma solução para nos referirmos a qualquer relação estabelecida entre a quantidade do soluto e a quantidade do solvente (ou da solução). Lembrando que essas quantidades podem ser dadas em massa (g, kg, etc.), em volume (m3, L, mL, etc.) ou em mols, teremos então várias maneiras de expressar concentrações. (FELTRE, 2004)
A concentração em mols por litro é muito importante para as soluções líquidas, pois: expressar a quantidade de soluto em mols simplifica bastante os cálculos químicos relativos às futuras reações do soluto; expressar a quantidade de solução em volume (litros) simplifica bastante o trabalho de laboratório, pois é muito mais fácil