Relatório Pratica Semeadora
INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS – ICAA
CAMPUS SINOP
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA SOBRE SEMEADORAS
ANDRÉ LUIZ DA SILVA
DANILO BATISTA GONÇALVES
Sinop
2014
1. Objetivos
Familiarizar o estudante com rotinas comuns realizadas no processo de regulagens e ajustes de semeadoras.
2. Introdução
Semear foi uma das primeiras operações agrícolas a ser mecanizada, dentro do contexto de modernização da agricultura em todos os países do mundo e em todas as épocas da humanidade (PORTELLA, 1997).
O ato de semear e adubar, sulcar dosar depositar cobrir compactar, tem por objetivo colocar nos solos sementes e fertilizantes com melhores condições de desenvolvimento e produção.
Para maximizar a utilização de máquinas agrícolas, o uso, manutenção e regulagens são fundamentais para que o objetivo principal da máquina seja atingido com menor custo possível, dentro dos prazos recomendados e com gasto de produtos agropecuários corretos. As regulagens das mais diversas máquinas agrícolas devem ser executadas com frequência, pois fatores como tipo de solo, umidade do solo, tamanho de sementes, granulometria de adubos possuem uma variabilidade muito grande. Geralmente os agricultores regulam uma vez a máquina e trabalham até final da pratica a ser executada sem regular ou até mesmo verificar se a regulagem está correta (CORCINI et al.).
3. Materiais e Métodos
Na aula prática realizada no galpão de Máquinas Agrícolas da Universidade Federal de Mato Grosso Campus Sinop, estivemos em contato com as duas semeadoras que fazem parte dos implementos pertencentes a Universidade, e através de um questionário que nos auxiliava de maneira pratica na identificação e regulagem das semeadoras.
Os materiais usados para prática da aula foram os seguintes:
Semeadora-Adubadora de Precisão (Plantadeira Hidráulica Linha Agille Serie CH 280).
Semeadora-Adubadora de