relatório polarização
Curso: Engenharia de Alimentos
Disciplina: Química Experimental II
Determinação de porcentagem de sacarose em solução
Autores: Kaio Duarte dos Santos Natállia Pires Machado Sabrina Cynthia de Araújo Ramalho
Imperatriz – MA
2014
Universidade Federal do Maranhão – Campus Imperatriz
Curso: Engenharia de Alimentos
Disciplina: Química Experimental II
Determinação de porcentagem de sacarose em solução
Relatório submetido à disciplina de Química Experimental II como título de obtenção da nota do experimento “Determinação de porcentagem de sacarose em solução” realizado.
1. INTRODUÇÃO
Os fundamentos científicos da Química assentam na relação entre estrutura molecular e propriedades. A parte da Química que trata da estrutura nas suas relações tridimensionais chama-se Estereo-química (Grego: stereos = sólido). Na última parte do século XIX, descobriu-se que existem pares de compostos que parecem ter estrutura e propriedades físicas idênticas, tais como ponto de fusão e solubilidade, estes pares de compostos são diferenciados apenas pelo fato de, em solução, eles desviarem o plano da luz polarizada de um mesmo ângulo, embora em sentidos opostos.
A polarimetria é uma técnica que se baseia na medição da rotação óptica produzida sobre um feixe de luz polarizada ao passar por uma substância opticamente ativa. A polarimetria é realizada através do uso do polarímetro. O polarímetro é um instrumento constituído basicamente por uma fonte de radiação monocromática, um prisma que atua como polarizador da radiação utilizada (prisma de Nicol), um tubo para acondicionamento da solução com a amostra, um prisma analisador (prisma de Nicol) e um detector que pode ser o olho do analista ou então um detector fotoelétrico. O polarímetro possui ainda escalas que medem o desvio da luz polarizada para o lado esquerdo (substâncias levógiras)